Membros Efetivos da Academia Guarulhense de Letras

Patronos

Cadeira
Nº.

Acadêmicos Efetivos
Gasparino José Romão
1

Vaga

 

 

 

Plínio Salgado
2

 

Lineu Roque Aceiro

- Na Academia desde 12.12.2002.
- Acadêmico Efetivo da Cadeira nº. 2, cujo patrono: Plínio Salgado. O primeiro ocupante dessa cadeira foi Adolfo Vasconcelos Noronha.
- Lineu é, segundo Ary Baddini Tavares, um misto de escritor, historiador, biógrafo e memorialista.
- Autor dos livros: Ritos de Passagem - História de Vila Galvão; Retalhos Guarulhenses - Crônicas; Pequenas Biografias Guarulhenses; Italianos em Guarulhos - Brava Gente - História, 3 Vol.; Um Senhor Delegado - Biografia de João Ranali; Sombras que Falam - Contos, Crônicas, Memórias, Cartas!; Inferno no Paraíso - Levante da Ilha Anchieta-História; Asseiros em Vila Galvão - História Familiar. No prelo: O Pequeno Grande Atos - Biografia Romanceada-Grande Otelo; São Paulo e a Força Pública - História!; O Carrasco do Maracanã - História Biografica; Pobre Menina do Vietnan - História Biografica Real. Participações na Revista da Academia.

 

José Martins Fontes
3

 

Antônia Conceição Vaz Duarte

- Na Academia desde 2007.
- Nascida em 1946, Portugal, naturalizada brasileira.
- Graduada em Geografia, História, Pedagogia, FIG.
- Especializada em Administração Escolar, UNG; Orientação Educacional, UNG; Supervisão Escolar, UNG;
- Pós-graduada em Educação, UNG; Teoria Psicanalítica, UNG.
- Curso de radialista, setor locução, SENAC, 1996 e Psicanálise, SPOB.
- Foi Auxiliar de orientação pedagógica, 1967 - Sociedade Israelita Brasileira Scholem Aleichem;
- Prof.a de 1.o grau nível I, cargo efetivo, município de São Paulo, 1976 a 1981.
- Prof.a do estado de São Paulo, cargo PI e PIII, 1970 a 1988.
- Diretora escola, cargo efetivo, estado S.Paulo, 1984 a 1994, aposentada 1994.
- Supervisora de ensino, estado S.Paulo, 1991 a 1996, cargo efetivo 1994 a 1996.
- Supervisora de ensino, cargo efetivo, município de Guarulhos, 1998 a 2000.
- Atualmente é psicoterapeuta (psicanálise clínica). Consultório: Av. Nossa Senhora Mãe dos Homens, 499 centro, Guarulhos. Fone 2408-7361
- Membro da SPOB – Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil.
- Membro do IPLA-Instituto da Psicanálise Lacaniana.
- Filiada a AEPESP-Associação de Estudos Psicanalíticos de São Paulo.
- Presidente da Academia, gestão 2019-2020.
- Autora dos livros: Livro interativo, insights, poemas, prosa poética & Cia. (2007); O Garimpo como metáfora (2009); Se meu Divã falasse (2016); A coruja Corujak (2016). E publicações nas edições da Revista da Academia Guarulhense de Letras, desde 2008.
- Facebook: https://www.facebook.com/antonia.vaz.94

 

João Guimarães Rosa
4

 

Mauro dos Santos Oliveira

- Na Academia desde 2013.
- Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - FIG -UNIMESP, 1980.
- Advogado militante com bancada advocatícia própria na Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 98, Vila Lanzara, Guarulhos, CEP 07115-020, cuja trajetória se estende por todo o Território Nacional, nos mais diversos ramos do direito brasileiro.
- Foi aluno dos também acadêmicos Gasparino José Romão, Adolfo Vasconcelos Noronha, Flavio Cleto Giovanni Trombetti, Laerte Romualdo de Souza e Ary Baddini Tavares.
- Na Academia atua na preparação e total assistência dos encontros entre os pares, inclusive, apoiando juridicamente, além de fornecer ampla infraestrutura em todas as áreas e nos relacionamentos entre o Sodalício e os órgãos públicos, entidades culturais e instituições coirmãs.
- Integra a atual diretoria da AGL como primeiro secretário, disponibilizando todo o conhecimento sobre o Sodalício e responsabilizando-se em solucionar pendências inerentes ao bom andamento da entidade.
- Coautor do livro: História da Academia Guarulhense de Letras - Epopeia dos 35 anos (1978-2013) dedicados às Letras Guarulhenses.
- Tem participação obrigatória nas Revistas da Academia lançadas anualmente, ao lado da confreira Teresinha, na atualização do Livro Histórico condensando o teor das doze atas geradas nas reuniões mensais, possibilitando a concretude dos relatos já assentados na obra que conta a história da confraria e dos seus imortais.

 

Antonio Frederico de Castro Alves
5

 

Valdir Carleto
José Bento Monteiro Lobato
6

 

João Bosco da Silva

- Na Academia desde 2007.
- Nascido em 03.1950, Cajazeiras, PB.
- Quando criança gostava de estudar o dicionário e participou de concurso de pintura, tendo quadros expostos no hotel da cidade. Como jovem fez parte de várias bandas musicais, onde cantava músicas brasileiras e dos Beatles.
- Pesquisador das figuras pitorescas do sertão como emboladores de feira, cegos cantadores, benzedeiras, vaqueiros e outros personagens do folclore nordestino.
- Fundou em Guarulhos, em 2005, o 'Instituto Cultural Casa dos Cordéis' para valorizar a Cultura Nordestina e Brasileira; para estudo e coleta de peças e documentos da história desses costumes; para exposições artísticas; saraus literomusicais, teatro, dança; apresentação de grupos de Folia de Reis, Cavalo Marinho, cantadores repentistas e danças regionais.
- Recebeu o Título de "Cidadão Guarulhense” em 2005, pela Câmara Municipal de Guarulhos, por serviços prestados na área de "Cultura Popular”.
- Tomou posse na ACAL 'Academia Cajazeirense de Artes e Letras', 2019, como Membro Fundador, cadeira 38.
- Artista Popular, se apresenta em shows musicais. Possui uma companhia de teatro de cordel com a qual faz exibições intinerantes. Faz palestras sobre 'Folclore' e 'Literatura de cordel' e temas correlatos, por todo Brasil.
- Autor do livro Romanceiro (2005), classificado em primeiro lugar no projeto Funcultura de 2005 da Secretaria de Cultura de Guarulhos.
- Facebook: https://www.facebook.com/bosco.maciel.9

 

Luis Nicolau Fagundes Varela
7

Vaga

 

 


Vicente Augusto de Carvalho
8

Vaga

 

 

 



Amadeu Ataliba Amaral Arruda Leite
9

Vaga

 

 


Ennio Chiesa
10

 

Clarimundo Oliveira Aguiar
Gustavo Corção Braga
11

 

Teresinha Silva Maltez de Souza

- Na Academia desde 2013.
- Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - FIG -UNIMESP, 1983.
- Frequenta a Academia Guarulhense de Letras desde 1982.
- Secretária Administrativa da AGL é responsável pela administração geral e organização. Tem participação ativa e constante, assistência permanente e obrigatória em todas as reuniões, apoio técnico e jurídico, além de fornecer total e ampla infraestrutura no campo da comunicação, nas mais diferentes formas de relacionamento. Disponibiliza todo o conhecimento que detém sobre o Sodalício, carreando para a Secretaria a responsabilidade de solucionar as pendências inerentes ao bom andamento da Confraria.
- Face ao longo tempo de dedicação às causas acadêmicas tornou-se conhecida, orgulhosamente, como Teresinha da Academia.
- Acompanha a história do Sodalício desde os primórdios, pois, viúva de um membro fundador, Laerte Romualdo de Souza, testemunhou a luta insana que os seus idealizadores travaram para a criação desta casa do saber, colaborando para a formação de uma sociedade cultural em prol da nossa Guarulhos.
- Aluna nas Faculdades Integradas de Guarulhos, teve como professores vários acadêmicos efetivos, como Gasparino José Romão, Adolfo Vasconcelos Noronha, Flavio Cleto Giovanni Trombetti, Laerte Romualdo de Souza e Ary Baddini Tavares.
- A cadeira de nº 11 tem para ela um significado de suma importância. Não se trata apenas de ocupar uma vaga, mas, de assumir a cadeira, outrora inaugurada pelo membro fundador Hildebrando de Arruda Cotrim, ser humano especial e um grande amigo.  
- Coautora do livro: História da Academia Guarulhense de Letras - Epopeia dos 35 anos (1978-2013) dedicados às Letras Guarulhenses, que conta a trajetória desde seu nascituro, sendo atualizado todos os anos através da transcrição das atas geradas ao longo do período. Tem também participações nas Revistas da Academia por meio das atualizações do Livro Histórico e trabalhos autônomos.

 

Otávio Rodrigo Langgaard Filho
12

 

Jacques Miranda de Oliveira
Guilherme de Andrade e Almeida
13

 

Ary Baddini Tavares

- Um dos fundadores da Academia, portanto dela faz parte desde 08.12.1978.
- Economista, administrador, jornalista e professor.
- Sua ligação com a cidade de Guarulhos existe desde a fundação da então Faculdade de Direito de Guarulhos, hoje Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - FIG Unimesp onde, em 1969 passou a ministrar aulas, vindo da PUC.
- Participou da diretoria dos jornais Diário Popular, hoje Diário de São Paulo e Folha de São Paulo. Na imprensa, onde começou como editor da página de mercados da Gazeta Mercantil, em 1956, continuou na ativa e ainda permanece nos dias atuais, tendo participado, em Guarulhos dos jornais Diário de Guarulhos (em sua velha fase), Olho Vivo e Tribuna de Guarulhos, além das revistas ACIG, Siga e Projeção. Editou, na FIG Unimesp, por quatro anos, a revista Saib@ e o periódico Folha de Amanhã, com notícias de Educação.
- Em sua carreira como administrador registrou, além das direções de órgãos de imprensa, a Diretoria Administrativa da empresa D. F. Vasconcelos, a Diretoria da FEPASA - Ferrovia Paulista S.A. e da agência de publicidade Projeção.
- Redigiu Incontáveis trabalhos jornalísticos publicados diuturnamente nos jornais e revistas que editou ou trabalhou entre editoriais, artigos, reportagens, nas áreas gerais, de economia, de variedades, de diversões etc.
- Quando no Diário Popular, romanceou textos de duas novelas da Rede Globo, para publicação sob a forma de folhetim.
- Na Academia Guarulhense de Letras já foi presidente duas vezes.
- Em seu magistério, editou pelo menos nove obras didáticas, reeditadas inúmeras vezes, em economia, economia familiar, contabilidade, agro business, cooperativismo e oratória.
- Antes e durante o tempo em que ministrou aulas em Guarulhos, foi professor
da PUC, da Faculdade D. Pedro II, da Faculdade de Administração de Sorocaba, de Limeira e de Itajubá.
- Cidadão Emérito de São Paulo, com a Medalha Anchieta, recebeu ainda a Medalha MMDC, além de diversas medalhas e comendas, orgulha-se de ter recebido o título de Cidadão Guarulhense.
- Hoje é Pró Reitor da FIG-Unimesp, e já dirigiu outras instituições de ensino, particularmente a Faculdade D. Pedro II (atualmente incorporada à Universidade São Judas) e a Fefasp, que agora faz parte da Uni Santana.

Arlindo José da Veiga Cabral dos Santos
14 Vaga

 

 


Mario Raul de Moraes Andrade
15 Vaga

 

 


Nelson Antonio Natalino
16 Vaga

 

 


Cassiano Ricardo Leite

17

Vaga

 

 

 
Cecília Meirelles
18 Vaga  
Paulo de Oliveira Leite Setubal
19

 

Bismael Batista de Moraes

- Na Academia desde 1990.
- Nascido em 20.03.1936, Catende, PE.
- Foi presidente desta Academia na gestão 2006-2008.
- Serviu Exército 4º RI, Quitaúna, SP.
- Ingressou na Guarda Civil de São Paulo, 1956.
- Bacharel em Direito, Faculdade do Largo S Francisco, S. Paulo, 1975.
- Pós-graduação, Mestre em Direito Processual Penal, USP, 1984.
- Professor de Direito da Faculdade de Direito de Guarulhos (FIG-Unimesp), por 20 anos, UNI - Universidade Paulista, campus do Tatuapé, por 4 anos e PUC-SP, campus Santana.
- Delegado de Polícia, São Paulo, 1976, atuou em 6 municípios paulistas; 7 anos Delegado Plantonista na Capital e foi o primeiro Delegado Titular da Delegacia de Polícia do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, de 1985 a 1986.
- Autor de 21 livros: Paulista 2073, ETC. (1965); A Ponte Imaginária (1968); Ipiranga do Sol e da Lua (1975); Pensação, poesias (1977); Fatores de Crime, Estatística e Espaço Prisional (1980); Apenas Dois Contos da Terra (1982); Polícia, Governo e Sociedade (1985); Direito e Polícia (Uma Introdução à Polícia Judiciária (1986); Artigos de Polícia e Direito (1990); A Polícia à Luz do Direito, coautoria (1991); Praça da Sé, Meu Coração, poesias (1995); Um Breve Ensaio de Polícia (1997); O Papel da Polícia no Regime Democrático, coautoria (1998); Segurança Pública e Direitos Individuais, coautoria (2000); Pena de Morte e Cremação numa Visão Espírita (2001); Prevenção Criminal ou Conivência com o Crime (Uma Análise Brasileira) (2005); Estado e Segurança Diante do Direito (2008); Mensageiros Amnésicos e outros temas ante o Espiritismo (2009); O Espiritismo e a Polícia (2013); Orelha e Prefácios (Uma Breve Trajetória) (2015); Elementos de Prevenção Criminal (2019).
- Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100015176043182

 

Menotti Del Picchia
20

 

Alexandre Gargano Cavalheiro

- Na Academia desde 27.06.2018.
- Bacharel em Direito, Faculdade de Direito de Sorocaba, 1986.
- Delegado de Polícia 1a Classe, carreira desde 1988. Atuou nos municípios paulistas de Sarutaiá, Avarè, Araçoiaba da Serra, Ibiuna, Sorocaba, São Paulo e, atualmente, Guarulhos.
Cursos:
- Técnicas de investigação no Crime de Lavagem de Dinheiro, 2005 - Ministério da Justiça, Brasília, DF.
- Técnicas de Investigación Financiera Internacional, Peru Y Brasil, em Lima, Peru - ministrado pelo Departamento do Tesouro Americano no ILEA (Latin America Spacialized Training Program) IRS (Money Laudering Training Program) 2006.
- Financiamento ao terrorismo internacional e combate ao Terror no Institute of Terrorism research and Response em Jerusalém, Israel, 2007. Interceptaçāo telefônica, pela Academia de Policia.
- Pistola tática, fuzil tático, combate de pistola à curta distância, pelo CTT.
- Atuacão na Delegacia especializada da Divisão de Patrimônio do DEIC.
- Comendador, tendo recebido a comenda de Comendador da Cruz do Mérito Cívico, outorgado pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística.
- Autor do livro O Informante - Uma história sem heróis. Ganhador do Prêmio Guarulhos de Literatura na categoria Livro do Ano.
- instagram.com/alexandregcavalheiro

Marcus Vinicius Cruz de Moraes
21

 

José Augusto Rodrigues Pinheiro

- Na Academia desde 09.12.2003.
- Nascido em 05.02.1963, Guarulhos, SP.
- Foi presidente desta Academia na gestão 2016-2018.
- Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Fig-Unimesp.
- Ppós-graduado em Propaganda e Marketing, Universidade São Judas.
- Atua como jornalista por vocação desde os 15 anos.
- Mestre de cerimônias em eventos sociais e corporativos desde 1984.
- Desenvolve cursos de Oratória e de Comunicação Eficaz em aulas individuais ou em grupo, compartilhando a experiência e os conhecimentos obtidos nas últimas quatro décadas em rádios, TV, jornais, revistas e portais de notícias na internet.
- Desde 1981 ministra palestras para os mais diversos públicos, trazendo como tema principal "As boas palavras na maravilhosa arte diária das relações humanas".
- Cronista de boas lições de vida, é colunista semanal do jornal Folha Metropolitana.
- Autor dos livros: Novo Amanhecer (2003), Jubileu de Ouro da Associação Comercial e Empresarial - ACE Guarulhos, coautoria (2013); Dia após Dia, Disciplina e Gratidão (2020). E publicações na Revista da Academia Guarulhense de Letras, desde 2004.
- www.joseaugustopinheiro.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100004378688937
- instagram.com/joseaugustopinheiro2019
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCh2pdR16_pNhpxjIjaXKKnA
- Whatsapp: 11-99872-7613



Pedro da Silva Nava
22

 

Armando Attilio Colacioppo Sobrinho

- Foi presidente desta Academia na gestão 2004-2006.

Cornélio Pires
23

 

Espedito Pinheiro de Souza
José Manuel Mateos Martinez
24

 

João Carlos Biagini
João da Cruz e Souza
25

 

Isabel Borazanian Macedo de Oliveira

- Na Academia desde 1993.
- Nascida em 16.12.1956.
- Foi presidente desta Academia na gestão 2010-2012.
- Compositora, Letrista, Cantora, Escritora, Atriz, Artista Plástica.
- Formada pela Faculdade de Artes Plásticas e Comunicação Farias Brito (atual UNG) onde concluiu os cursos de Comunicação Visual e Educação Artística. 
- A partir do ano de 1976 participou de várias exposições de artes plásticas (quadros, esculturas e instalações), criou capas de livros de poesia e de CD.
- No ano de 1980, com outros poetas, fundou o grupo literário Letraviva, que realizava recitais de poesia, entre outros eventos.
- Participa do Duo Pé na Bossa com sua irmã Anita Borazanian.
- Desde 2004, é Agente Cultural na Secretaria de Cultura de Guarulhos.
- Autora dos livros: Confidencial, poesias (1981); Antologia Poética Letraviva (participou e fez a capa) (1982); Memórias da Emoção, poesias (1989); e publicações na Revista da Academia Guarulhense de Letras, desde 2010.

 

Hildebrando de Arruda Cotrim
26

 

Clovis Domingues

- Na Academia desde 2001.
- Foi presidente desta Academia na gestão 2012-2014.
- Teólogo, escritor e jornalista, líder comunitário, diretor e Jornalista responsável do Informativo mensal O Tadeuzinho.
- Fundador de várias associações como o OFAC e a AJUF.
- Agente de pastoral da Igreja Católica Apostólica Romana.
- Medalha do Mérito Cultural João Ranali.
- Autor e intérprete dos CDs de reflexões Espaço Viva Feliz, Caminhos para a paz e Acordar e Ser Feliz.
- Autor dos livros: Viva Feliz (2001); Poema Maior (2002); Caminhos e descaminhos (2004); Acordar e ser feliz (2006); Jesus, o comunicador (2008); Família, lugar da vida (2009); Viver é algo mais (2010); Memórias de uma vida (2012); Comunicação em gotas (2017); Gaeta, uma história real (2019) e a edição da Bíblia Mirim; organizador, selecionador  dos textos da edição CNBB 2001 e escritor dos textos adicionais e explicativos, (2014); participações em jornais e revistas como também na Revista anual da AGL, desde 2001.

.
Pedro Dias Gonçalves
27

 

Silvio Ribeiro

- Formado em Direito, Pedagogia, Estudos Sociais.
- Pós-Graduado: em Geografia; História dos Sistemas Econômicos e Sociais; Cidades, Memórias, Patrimônios e Histórias.
- Especialista em Docência do Ensino Superior.
- Professor de diversas disciplinas.
- Escritor e pesquisador da história de Guarulhos.
- Vencedor em diversos concursos de contos e poesias em cidades de São Paulo.
- Autor dos livros: Destino Guarulhos, a história completa do trem da Cantareira; Fragmentos do Futebol de Guarulhos, uma história inesquecível; História da Educação.
- Blog: http://silvioribeiroguarulhos.blogspot.com/
- Facebook: https://www.facebook.com/silvioribeiro.silvio

 

Onofre Leite
28

 

Fábio Cardoso dos Santos

- Na Academia desde 27.06.2018.
- Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC/SP.
- Mestre em Linguística - UNICSUL.
- Graduado em Pedagogia - UNIBAN.
- Graduado em Letras - UNICASTELO.
- Graduado em Educação Artística, Artes Plásticas - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.
- Especialização (Lato Sensu) em Psicopedagogia Clínica e Institucional - FAPSS.
- Especialização em Alfabetização e Letramento e em Arte na Educação (Lato Sensu) - FAPSS.
- Especialização em Neuropsicolinguística na Educação pela Proficoncept Formação Profissional - Portugal
- Atualmente é Diretor na Faculdade Academus - FAAC em Guarulhos.
- Coordena o curso de Pedagogia EAD na Faculdade Qualittas em São Paulo.
- Membro do Conselho Editorial da Revista Dialogando Saberes.
- Professor Honorário pela Proficoncept - Formação Profissional e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude - Portugal.
- Coordena o grupo de estudo "Escola, Discurso e Sociedade na perspectiva Bakhtiniana" na Faculdade Academus.
- Membro do Conselho Consultivo da ABBri - Associação Brasileira de Brinquedotecas.
- Assessor na preparação de Brinquedotecas.
- Parecerista da Revista DELTA - PUC/SP.
- Atua na Capacitação Docente nas áreas de: Alfabetização e Letramento, Literatura Infantil, Leitura e Escrita no processo de alfabetização, Leitura dos quadrinhos que inclui: Tirinhas, Charges, Cartuns e História em Quadrinhos - HQ, Leitura verbo visual, Leitura e Análise de Material Didático, Formação dos espaços Lúdicos e Brinquedotecas, Neuropsicolinguística e Psicolinguística.
- Assessor de diversas instituições nos cursos de Graduação e, em específico, na área da Educação e na área Social.
- Professor tutor EAD.
- Autor de livros: Histórias que a menina-serpente selecionado em 2007 pelo PNBE/MEC e distribuído às escolas públicas de Ensino Fundamental em 2013; Alfabetizar letrando com a literatura infantil, concorreu ao Prêmio Jabuti 2014; As doceiras. E organizador do livro A Contação de Histórias como contribuição à Neuroeducação, 2016.

Silvio Ourique Fragoso
29

 

José Roberto Jerônimo

- Na Academia desde 12.12.2014.
- Nascido em 06.02.1964, Guarulhos, SP.
- Pós-graduado em Administração de Empresas e bacharel em Comunicação Visual.
- Fundador de grêmio recreativo para empresa e presidente reeleito.
- Honra ao Mérito pelo Exército Brasileiro, no serviço inicial em Tiro de Guerra.
- Instrutor de Trânsito e Diretor de Ensino, credenciado pelo Detran-SP.
- Cursos realizados na CET-SP, Centro de Pilotagem Roberto Manzini, Porto Seguro, Proguaru: Direção Defensiva e Primeiros Socorros; Educação de Trânsito para Professores do Ensino Fundamental II e EJA Escola de Jovens e Adultos; Fazendo Escola - Educando para Novos Valores no Trânsito; Inclusão da pessoa portadora de deficiência e de mobilidade reduzida; Pedalando com Segurança; Saúde no trânsito; Direção Segura; Direção emocional; Saúde no Trânsito.
- Participações em seminários e fóruns de trânsito;
- Parceiro da CET para a divulgação de cursos de educação de trânsito.
- Palestrante e mestre de cerimônias.
- Autor dos livros: Peri & Pécias no trânsito, crônicas (2018); Vias e Versos por um trânsito mais humano (2018); As mil frases de J.R.Jerônimo (2014);Como se tornar um Asno Volante em 19 lições erradas (2010); O passo do grande espiríto, a oportunidade de trabalho para todos é possível, ensaio (2004); A importância do grêmio para a empresa (1996). E autor também de artigos e dicas para a segurança no trânsito.
- www.jrjeronimo.com.br

 

Jonny Herminio de Melo Doin
30

 

Plínio Tomaz

- Na Academia
- Nascido em 1941, Guarulhos, SP.
- Engenheiro civil, Escola Politécnica USP, pós-graduação na Politécnica e na Faculdade de Saúde Pública.
- Fundador do SAAE de Guarulhos onde se aposentou em 1996 e depois trabalhou no Ministério de Minas e Energia como Diretor de Exploração Mineral.
- Fundador da ASSEAG (Associação de Engenheiros e Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos), 1967.
- Foi professor de Hidráulica Aplicada na FATEC, CETESB, FIG e UNG.
- Professor na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ABES (Associação Brasileiro de Engenharia Sanitária) em cursos de Manejo de águas pluviais: quantidade e qualidade e Aproveitamento de água de chuva.
- Coordenador ABNT NBR 15.527, norma sobre aproveitamento da água de chuva.
- Recebeu o título de Cidadão Paulistano da CMSP, 2011.
- Fundador da extinta Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico em Guarulhos (AGRU) .
- Autor dos livros digitais: Evapotranspiração; Água pague menos; Cronologia de água de Guarulhos; Economia de água; Previsão de consumo de água; Remoção de sedimentos em BMP´s; BMP's Best Management Practices (melhoria da qualidade das águas pluviais); Critério Unificado para Manejo das Águas Pluviais em Áreas Urbanas; Rede de água; Consumo de Água em Paisagismo; Cálculos hidrológicos e hidráulicos para obras municipais 1, 2 e 3; Golpe de Aríete em Casas de Bombas; Rede de Água; Rede de Esgoto; Autodepuração dos Cursos de Água; Conservação da Água; Aproveitamento de Água de Chuva; Poluição Difusa 1 e 2; Escada Hidráulica 2; Análise de Incertezas, Estabilidade de Talude, Jardim de Chuva, Organização de Sistemas de Operação e Manutenção de Água e Esgoto; Canais, Cálculo de Vazões;  Reservatórios; Transporte de Sedimentos; Dissipador de Energia 1 e 2; Bueiros ou Travessias; Regulamentos da AGRU (Agência Reguladora de Saneamento Básico de Guarulhos); Drenagem Subterrânea; Infiltração e Dry Well; Leed; Caixa de sedimentação; Condutibilidade hidráulica em função do diâmetro da partícula.
- www.pliniotomaz.com
- www.pliniotomaztamassia.com

 

José Edinaldo Freitas Couto
31

Vaga

 


Adolfo Vasconcelos Noronha
32

 

Fernando Canto Berzaghi
Laerte Romualdo de Souza
33 Vaga

 


Pe. Geraldo Penteado de Queiroz
34

 

Ivo de Souza

- Na Academia desde 21.06.2017.
- Nascido em Ilhabela, SP.
- Também conhecido como Poeta dos Mares.
- Formado em Pedagogia, Matemática e Engenharia Civil.
- Pós-graduado em Gestão Ambiental.
- Poeta e Escritor.
- Coordenador e apresentador do Sarau do Idoso, mensalmente no Sesc Guarulhos.
- Autor dos livros: Cadê o Sol?; O Uivo do vento e outras maresias. E participações nas antologias Amor entre letras, concurso Nhô Bento 29° e Nhô Bento 30°.
- Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010495450261

 

Néfi Tales
35

 

Marlene Auxiliadora Torrigo

- Na Academia desde 21.06.2017.
- Escritora de poesias, contos, crônicas, romances, infanto-juvenil e letras de músicas, humor, ironias, ensaios, resenhas, sátiras e outros.
- Autora dos livros: Senhor de Valença; Madeleine; Coração Francês.
Sites:
- Para ler e pensar: http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/
texto.php?id_publicacao=
52660
- instragram.com/marleneescritora
- Amazon: https://www.amazon.com.br/Loja-Kindle-Marlene-A-Torrigo/s?rh=n%
3A5308307011%2Cp_27%3AMarlene+A.+Torrigo&fbclid=IwAR1qVHYXEayE
zVhiwVsODZyXhrLYNHrmV4P3qG
cdpTvsljVvhLjI-rz5Yhk

- Facebook: https://www.facebook.com/pg/marleneescritora/posts/?ref= page_
internal

 

Antonio Filardi Luiz
36

Vaga

 


Norlândio Meirelles de Almeida
37

 

Aura Gold

- Na Academia desde 2009.
- Pedagoga, trabalhou em Escolas Públicas e Particulares durante 30 anos.
- Ministrou palestras e cursos voltados para a Educação e Orientação psicossocial e também espiritual.
- Escreve desde a infância por acreditar ser essa a sua eterna vocação.
- Autora dos livros: Sementes de Amor, romance (2000); Caminhos da Redenção, romance (2007); Salto para as Estrelas, romance (2011); Sinestésica, poesias (2012); Conversando, contos e poesias (2017).
- Participante das revistas anuais da AGL desde 2010
- Palestras e participações em eventos como a Bienal do Livro de Guarulhos e em outros municípios e estados do país.
- Facebook: https://www.facebook.com/aura.gold.9

 

Milton Luiz Ziller
38

 

Gil Campos de Farias
Flávio Cleto Giovanni Trombetti
39

 

Sebastião Dácio de Moura Montans
João Ranali 40 André Figueiredo Rodrigues