Academia Guarulhense de Letras
Quem somos

Somos a Academia Guarulhense de Letras, também identificada pela sigla AGL, com duração indeterminada, sem fins lucrativos e destinada ao cultivo da língua, da literatura e da cultura nacionais.

Composta de até quarenta membros efetivos, participantes da vida guarulhense; até vinte membros honorários, residentes no município, ou fora dele, e membros correspondentes residentes fora do município-sede da associação, sem limite de quantidade.

Criadora e realizadora de eventos literários, palestras, saraus, contação de histórias e estórias para escolas e público de todas idades; organizadora de biblioteca e arquivo; publicadora de revista anual com escritos de seus acadêmicos; outorgadora de menções honrosas e prêmios literários, na forma de seu estatuto.

Decorrente do sonho de um grupo de intelectuais que promoviam encontros em restaurantes, bibliotecas e, mormente, nas Faculdades Integradas de Guarulhos, de onde muitos eram professores, com o propósito de discutir as letras e disseminar a cultura, cuja movimentação envolveu o poder público daquela época, foi fundada em 8 de dezembro de 1978, Academia Guarulhense de Letras.

Os fundadores, que gravaram seus nomes na história da literatura e cultura guarulhenses, foram os Acadêmicos: Gasparino José Romão, Laerte Romualdo de Souza, Ary Baddini Tavares, Milton Luiz Ziller, Adolfo Vasconcelos Noronha, Norlândio Meireles de Almeida,  João Ranali,  Flávio Cleto Giovanni Trombetti, Aristides Castelo Hansen, Oscar Gonçalves, Hildebrando de Arruda Cotrim,  Onofre Leite,  Silvio Ourique Fragoso, Geraldo Penteado de Queiroz e Néfi Tales.